O Festival Outros Nativos é um projeto com mostras competitivas de canções e performances que pretende revelar novos talentos musicais de Belém e do Pará. A intenção é incentivar a carreira e o desenvolvimento artístico de músicos e compositores e melhorar a convivência com a comunidade.  

Além de premiar as melhores canções e performances em três etapas de mostras e shows, o festival tem uma fase de mobilização e qualificação com oficinas e cursos que são ministrados em escolas e praças no Distrito Administrativo da Sacramenta (Dasac).  Sua metodologia se baseia em três princípios que são disseminados nas oficinas e nas mostras: a sociabilidade (isto é, o modo e o gosto pela convivência em comunidade), a territorialidade (a percepção, a vivência e o desenvolvimento do território local, o bairro, a comunidade) e a alteridade, a educação cidadã para o desenvolvimento da arte. As oficinas prévias também ajudam a preparar os artistas para as mostras competitivas. 

Idealizado e produzido pelo jornalista, professor, músico e produtor cultural Elielton Alves Amador, o Nicobates, que mora e atua no bairro onde o projeto está sediado. O projeto tem patrocínio da Prefeitura de Belém, através da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), por meio do Edital 004/2018, de chamamento de Projetos Culturais de Relevância Social. 

O Centro Comunitário Morada dos Sonhos, a gravadora Na Music e a loja de instrumentos Pro Music são parceiros desta iniciativa.

Apoiadores: