NOTÍCIAS
Praça Eduardo Angelim recebe seletivas do festival Outros Nativos
Localizada no bairro da Pedreira, a praça vai ser palco para a primeira eliminatória do festival, neste sábado (14), a partir das 17h. Dez composições concorrem a cinco vagas para a grande final.
O Festival Outros Nativos realiza, neste sábado (14), a sua primeira seletiva eliminatória. Dez compositores irão apresentar suas canções e vão concorrer a cinco vagas na grande final, no dia 27 de setembro. A próxima seletiva ocorre no dia 21, na Praça Dorothy Stang, na Sacramenta. Os três primeiros colocados na final receberão prêmios de até R$ 4,5 mil, que contemplam ainda instrumentos musicais e gravações. A apresentação será na praça Eduardo Angelim, no bairro da Pedreira, a partir das 17h. A programação é voltada para todas as idades.
Após votação pela internet, foram anunciados os 20 nomes selecionados para participar das mostras seletivas. Dividido em dois grupos de dez artistas, selecionados pelos jurados e pelo voto popular presencial. Cada compositor subirá ao palco montado na praça Eduardo Angelim e apresentará a sua canção (solo ou acompanhado por uma banda base).
Semifinalista, o compositor Mael Anhangá, 35 anos, vê no Outros Nativos “uma oportunidade que os músicos têm para mostrar o seu trabalho. São muitos trabalhos bons, de uma nova geração, parceiros da cena. Muitas vezes não temos como alcançar o público. E ter essa chance de mostrar a nossa música diretamente ao público é muito bom”, afirma.
Mostra Nativa – Além das 10 canções selecionadas, a programação deste sábado contará com a participação especial de artistas convidados. Entre eles, estão a cantora e compositora Brenda Zeni (PA), que está na cidade divulgando o seu álbum “Quebra do Feitiço”, produzido por Alan Flexa. A cantora paraense Thais Badu, que recentemente lançou o EP “Sou Preta”, e a banda O Cosmo, com seu trabalho autoral do EP “Origens”. A Mostra Nativa conta ainda com a participação de Nicobates e Os Amadores e do cantor de brega Johnny Half, além de alunos do projeto sociocultural do festival.
Idealizado e produzido pelo jornalista, professor, músico e produtor cultural Elielton Amador, o Nicobates, que mora e atua no bairro onde o projeto está sediado, o Outros Nativos tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Belém, através da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) por meio do Edital 004/2018 de chamamento de Projetos Culturais de Relevância Social. O projeto tem apoio do Clube e Associação Casota, Centro Comunitário Morada dos Sonhos, loja de Instrumentos Musicais ProMusic e gravadora Na Music.
De abril a agosto deste ano, o Festival Outros Nativos desenvolveu oficinas, cursos e ações culturais no bairro. O compositor e produtor Dubblack ministrou oficina de “Groove e Composição”; o cantor e preparador vocal Sandro Santarém, ofereceu a oficina “Canto Para Performance Ao Vivo”; o produtor e arranjador Joel Melo, da banda Suzana Flag, também ofereceu a oficina de “Arranjo Para Banda Pop Rock”; e o produtor e arranjador amapaense Otto Ramos ministrou a oficina “Arranjo Para Banda Pop”, entre outras ações.
Confira a programação:
1 – Superself – “Comprimido do amor”
2 – Quinteto Caxangá – “Sol do Marajó”
3 – Icamiabas – “Crença”
4 – Montalva e Entidade Selektah – “Cabeça guiada é robô”
5 – Reggaetown – “Cheiro de incenso”
6 – Mano Ió – “Batuque da floresta”
7 – Steamy Frogs – “A ponte”
8 – Reiner – “Por acaso sob o sol”
9 – Fantoche – “Inconsciência”
10 – Mael – “Xangô”
Serviço:
“I Seletiva Festival Outros Nativos”
Neste sábado (13), a partir das 17h, na Praça Eduardo Angelim (entre Antônio Everdosa e Alferes Costa) – Pedreira.
Informações: (91) 981687474 | https://outrosnativos.com.br
Entrada gratuita