NOTÍCIAS
Primeira eliminatória define cinco finalistas
O Festival Outros Nativos realizou no último sábado, 14, a primeira eliminatória de sua mostra musical competitiva. Cinco músicas e artistas passaram para a final nesta etapa. Foram eles: Steamy Frogs, com a música “A ponte”; Montalva e Entidade Selektah, com “Cabeça guiada é robô”; banda Reggaetown, com “Cheiro de Incenso”; Mano Ió, com “Batuque da floresta”, e Reiner, com a música “Por acaso sob o sol”.
Aos votos do júri somaram-se os pontos do voto popular, que arrecadou doações voluntárias ao projeto. Entre os mais votados pelo voto popular presencial, ficaram a Banda Icamiabas, com 16 votos, além da Steamy Frogs e Reiner, ambas com 10 votos populares. Pelo critério de desempate, o compositor da SF ficou em segundo lugar por ser mais jovem.
O primeiro lugar do voto popular soma dois pontos à média geral da avaliação dos jurados. Por sua vez, o segundo e o terceiro lugares, somam, respectivamente, 1,5 e 1 ponto à média dos jurados.
A Banda Icamiabas, que se auto intitula como uma banda de mulheres que faz um folk metal amazônico arrecadou mais votos, porém, aparentemente não agradou o júri, uma vez que os dois pontos pelo primeiro lugar no voto popular não mudou sua posição no ranking na medida de ser classificada.
A Steamy Frogs teve a melhor nota da seletiva. A média do júri foi de 7,5. Somando ainda o 1,5 do segundo lugar no voto popular foi a 9 pontos. Ela foi seguida das bandas Reggaetown, Mano Ió e Montalva, todos com notas do júri ente 7 e 7,5.
O voto popular definiu o quinto lugar das seletivas. O compositor e interprete Reiner teve acrescido um ponto à sua média geral, chegando a 7 pontos e ultrapassando o quinto lugar pelo voto do juri, que tinha até aquele momento a música instrumental “Sol do Marajó”, do Quinteto Caxangá, como quinto lugar. A mesma banda apesar de ter agradado o júri conseguiu apenas 5 votos populares.
O coordenador do projeto, o jornalista e músico Elielton Alves Amador, também conhecido como Nicobates, comentou o resultado da seletiva. “Isso mostra que o voto popular pode fazer, sim, alguma diferença. Acho que demorou para as bandas que mobilizaram tantas pessoas na internet, entenderem o peso do voto presencial. Nossos critérios foram criados para as pessoas divulgarem suas músicas e divulgarem os shows, as suas ações. A capacidade de mobilização é parte do potencial que o artista tem. Não é a penas a música, é engajamento”, explicou.
Nessas seletivas houve ainda a defesa das músicas “Comprimido do amor” (Superself), “Inconsciência”, do rapper Fantoche, e o carimbó “Xangô”, de Mael Anhangá. Artistas convidados foram O Cosmo, Johnny Half, Brena Zeni, Thais Badu, que levou junto seus dançarinos, e encerrou a programação com Nicobates e Os Amadores. Confira as imagens na galeria nas fotos de João Urubu.
A organização do evento divulga na próxima quarta-feira, a programação de artistas convidados para a Mostra Nativa.