NOTÍCIAS
Segunda eliminatória aponta os últimos finalistas do Outros Nativos

Foto de Camila Costa, uma das finalistas por João Urubu
Realizada no dia 21, a segunda mostra eliminatória classificou mais cinco composições para a grande final, que ocorre nesta sexta (27), no Casota.
A segunda eliminatória da mostra competitiva, realizada no último sábado (21), na Praça Dorothy Stang, na Sacramenta, classificou mais cinco compositores para a final. São eles: Iris da Selva, Camila Costa, Geraldinho Roots, Projeto da Janela e Banda Florisse. Os compositores vão se juntar a Steamy Frogs, Montalva e Entidade Selektah, Reggaetown, Mano Ió e Reiner.
A final é nesta sexta-feira (27), às 20h, no Cassino Cabos Soldados Taifeiros da Aeronáutica (Casota) e contará ainda com shows de Pelé do Manifesto e Farofa Tropikal. O ingresso custa R$ 5 e estará à venda na bilheteria do Clube. Cada ingresso da direito a um voto popular que soma pontos à média dos jurados da final.
A composição “Sereia do rio”, de Iris da Selva, foi classificada em primeiro lugar, seguida por “Valeu a pena”, de Camila Costa e “Carimbó da Resistência”, de Geraldinho Roots. O quarto lugar ficou com “Você me faz tão bem”, do duo Projeto da Janela e o quinto com “Sina de Pescador”, da Banda Florisse.
“Não esperava o primeiro lugar e a classificação em qualquer outra posição já me deixaria feliz, pois todo trabalho que fizemos para chegar até ali valeu à pena. Me sinto orgulhosa por todo o processo e por ter dado o recado com minha canção”, comenta Iris da Selva.
O primeiro lugar do voto popular somou dois pontos à média geral da avaliação dos jurados. Por sua vez, o segundo e o terceiro lugares, somam, respectivamente, 1,5 e 1 ponto à média dos jurados.
O público pode conferir a produção da nova cena musical paraense. Se apresentaram no palco do ginásio da Dorothy Stang: Cactus ao Luar, Rasec, Jade Oliviet, Zeit e Bunnin. A noite contou ainda com a participação especial das bandas John Pilonche e O Universo Imprevisível, Cout, Icamiabas, Nicobates e Os Amadores, além dos rappers Cachorro Loko, Fartura Flame e Fartura Muk.
Segundo o jornalista da Rádio Cultura Fabrício Rocha, que integrou a equipe de jurados, “o festival Outros Nativos movimentou os músicos e as apresentações artísticas mostram o quanto é diversa a cena urbana de Belém. Vimos bandas com base de jazz, forró, carimbó urbano, feito em Belém, com letras falando de resistência cultural. Resistência e criatividade marcaram essa etapa do festival. A qualidade técnica e artística foi muito alta, mostrando a força dos artistas locais”, destaca.
O Outros Nativos é patrocinado pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel). O projeto, que desenvolve ainda oficinas e ações culturais no Distrito Administrativo da Sacramenta (Dasac) foi idealizado e é coordenado pelo músico Elielton Alves Amador, também conhecido como Nicobates.
VEJA ALGUNS CLIQUES DE JOÃO URUBU
Parceiros

