NOTÍCIAS
MC Believe lança videoclipe de “Não Sou Mais Sua”
O cantor e compositor MC Believe, nome importante da cena LGBTQIA+ de Belém, lança o clipe da música “Não Sou Mais Sua” no seu canal oficial do YouTube neste domingo, 29 de dezembro de 2024. A canção, que mistura arrocha com brega, chega para reforçar a trajetória de um artista que tem quebrado barreiras e desafiado normas sociais.
O clipe tem a direção de Nicobates, ele também artista e coordenador do Coletivo Outros Nativos, do qual MC Believe também faz parte. A produção é de Taisse Naiade e o lançamento é da Uka Uka Records, selo pelo qual a faixa foi lançada em 2023.
A captação das imagens foi realizada por Marllon Maia, Victor Peixe e Nicobates, com Raul Brazão cuidando da fotografia. A equipe também contou com os assistentes de produção Anna Benchimol e João Pedro Guedes, que ajudaram a dar vida ao projeto nos bastidores.
A faixa “Não Sou Mais Sua” é uma composição de MC Believe e carrega consigo uma história de superação pessoal. “Eu fiz essa música quando estava passando por um momento difícil muitos anos atrás, e ela me ajudou a superar aquilo. Depois o Nicobates resgatou essa faixa e ela se mostrou um potencial hit”, explica.
A produção musical de “Não Sou Mais Sua” ficou a cargo de Otávio Silva e Nicobates. As imagens foram gravadas entre novembro e dezembro nas ruas de Belém e durante a quarta edição do Festival Outros Nativos, evento realizado na periferia da cidade pelo Coletivo homônimo.
Trajetória – MC Believe, que iniciou sua carreira aos 14 anos cantando em bares do beirro do Telégrafo em Belém, tem uma história de vida marcada pela luta e pela busca incessante por reconhecimento. Ao longo dos anos, ele se destacou por sua habilidade de compor e interpretar canções que falam sobre o amor, de liberdade e de resistência contra o preconceito.
Em 2014, aos 16 anos, Brenda Believe, como era conhecida na época, lançou seu primeiro álbum com o produtor Andy Cardias, que trouxe a primeira versão de “Não Sou Mais Sua” e de outras músicas de sua autoria. No entanto, foi em 2023 que MC Believe consolidou sua carreira com o EP “Não Vou Me Iludir”, lançado pela Uka Uka Records.
O ano de 2024 marcou uma nova fase para MC Believe, que agora se apresenta sob o nome social de Brendhon, após passar por uma transição de gênero. Para ele, a música é uma expressão que vai além de definições binárias e seu trabalho tem atravessado fronteiras e conquistado públicos diversos, sendo um exemplo de resistência e força para a comunidade trans.
“Meu clipe anterior era um funk estilo Brasil 2000 e agora estou lançando esse arrocha com brega. Eu sou um cantor e compositor pop. Minha intenção é romper fronteiras”, afirma.
Believe já foi presença marcante na programação de eventos como a Festa da Chiquita e a Parada LGBTQIA+ de Belém, e em 2024 esteve na programação do Bloco Cubalança e em eventos promovidos pela Associação Sociocultural Outros Nativos. “A parceria com a Associação é fundamental, pois ela acredita na arte como ferramenta de transformação social. Trabalhar com pessoas que compartilham dessa visão é algo inspirador”, conta.
O lançamento do clipe marca não apenas mais uma etapa da carreira de MC Believe, mas também um passo importante na visibilidade e na aceitação da arte produzida por artistas trans. O projeto teve o patrocínio da Lei Paulo Gustavo por meio do edital de Música 2023 da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Governo do Pará e Governo Federal.
SERVIÇO:
Clipe de “Não Sou Mais Sua” de MC Believe
Onde: https://bit.ly/4gxxDV2 (Youtube)
Quando: A partir do dia 29 de dezembro de 2024